Um censo realizado nos Estados Unidos analisou 350 profissões para perceber as diferenças salariais entre os homens e mulheres. Confira as nove profissões em que as mulheres ganham (um pouco) mais que os homens.
Conforme relembra o El Mundo, a Organização Mundial do Trabalho já havia indicado: há zonas do globo, como a América Latina, onde é preciso que transcorram 81 anos para que se igualem as condições de homens e mulheres no mercado laboral.
O United States Census Bureau (departamento de censos norte-americano) decidiu, com essa ideia em mente, fazer um levantamento do quanto ganham homens e mulheres em 350 profissões e concluiu que em 9, as mulheres estão à frente.
Não se trata da realidade nacional, mas é um bom indicador da diferença que ainda existe no mercado de trabalho entre homens e mulheres, se atentar nas diferenças entre estas profissões. Se a lista fosse feita ao contrário, não só seriam 341 profissões em que os homens ganham mais, como as diferenças salariais seriam muito mais significativas.
- Produtoras e realizadoras de cinema. É a profissão onde se nota mais diferença. Mesmo sendo um território marcadamente masculino, quando uma mulher produz ou realiza um filme ganha mais que um homem. As mulheres representam 37% do setor e por ano ganham 66.226 dólares (59.051 euros), ao passo que os homens ganham 62.386 dólares (55.627 euros).
- Limpeza de veículos e equipamentos. É um setor onde as mulheres são apenas 13,5% porque requer força física. São salários baixos para os dois sexos, mas as mulheres ganham uma média anual de 24.793 dólares (22.107 euros) e os homens uma média de 23.605 dólares (21.048 euros).
- Revendedoras (comércio). É uma profissão onde é suposto ser-se um analista de vendas, de preços e de modas. Compra-se em grande quantidades para depois revender. Excluem-se deste negócio os produtos agrários, onde o homem ganha mais.
- Controlo de segurança em transportes. Seja nos aeroportos, em estações de metro e comboio ou em portos, as mulheres ganham mais que os homens a fazer a segurança destes lugares.
- Serviços sociais. Nesta profissão as mulheres são a maioria, e ganham mais. Por ano, uma mulher ganha em média de 35.766 dólares (31.891 euros) e um homem ganha 34.967 dólares (31.179 euros).
- Professoras de educação especial. Novamente, uma profissão predominantemente feminina (cerca de 85% são mulheres) e ganham mais. Elas ganham 47.378 dólares (42.245 euros) por ano e eles ganham 46.932 dólares (41.848 euros).
- Camionista. Pode ser a conduzir um camião ou a trabalhar no planeamento de envio de mercadorias de uma transportadora. Aqui as mulheres são uma minoria mas ganham mais.
- Limpeza em restaurantes (lavar pratos). É um salário tão baixo que a diferença entre homens e mulheres é mínima mas as mulheres ganham um pouco mais. As mulheres ganham um salário médio de 17.332 dólares (15,454 euros) e os homens ganham 17.302 dólares (15.428 euros).
- Terapeutas. Crê-se que os homens representem 70% da profissão e trata-se da diferença mais pequena do censo mas as mulheres estão ligeiramente acima.
Fonte: http://www.noticiasaominuto.com/economia/384698/nove-profissoes-em-que-a-mulher-ganha-mais-do-que-o-homem
Sem comentários:
Enviar um comentário