São
Paulo - Muitas empresas perdem bons profissionais por conta de um
problema bem simples: a falta de feedback.
É isso o que aponta o médico e consultor Eugenio Mussak
no livro "Com
gente é diferente – inspirações para quem precisa
fazer gestão
de pessoas",
lançado no fim do ano passado.
Para explicar a importância da ferramenta, o
especialista cita duas situações extremas e opostas.
Na primeira, o gerente de departamento de uma
companhia precisa demitir um funcionário que está na casa há um
ano e ainda não demonstrou as competências esperadas. Ao comunicar
o desligamento, o profissional diz ao chefe que sempre fez a mesma
coisa e nunca foi alertado de que deveria agir diferente.
Na segunda, o gestor pede a um excelente
colaborador está se demitindo para que reconsidere permanecer no
emprego. O que ele ouve é: "recebi uma proposta melhor e achei
que não faria falta por aqui, pois nunca senti que meu trabalho
fosse valorizado".
Em ambos os exemplos, a organização perdeu a
oportunidade de desenvolver e motivar os funcionários por falta de
um retorno adequado sobre o desempenho de cada um deles.
"Em qualquer situação, no trabalho ou
nas relações pessoais, dar feedback é uma manifestação de
respeito e afeto. E é, antes de tudo, uma demonstração de
inteligência interpessoal", escreveu o autor.
Ele explica como a ferramenta funciona a partir
de sua definição. Feedback, em inglês, quer dizer retroalimentar.
"Ou seja, alimentar de volta, devolver a uma fonte qualquer, que
emite estímulo, parte do resultado desse estímulo. Isso serve para
manter o sistema em funcionamento", esclarece.
No caso, o sistema é a empresa. Para que ela
opere corretamente, seus integrantes precisam ser orientados sobre o
que devem fazer e, depois, obter retorno para entender se estão
agindo da maneira esperada – e caso não estejam, mudar
de atitude.
"Todos nós precisamos de autoconfiança e
autoestima. A primeira para sermos produtivos, a segunda para sermos
felizes. Entretanto, essas qualidades psicológicas não obtemos
sozinhos. Precisamos do feedback de nossos pais, professores, amigos,
chefes", escreveu.
Fonte: http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/por-falta-de-feedback-empresas-perdem-melhores-funcionarios
A falta de motivação e reconhecimento dos funcionários de uma organização é um assunto discutido e desenvolvido por vários autores, uma vez que se trata de um tema com bastante controvérsia e poucas respostas adaptadas para quem lidera.
ResponderEliminarEste autor refere-se à falta de feedback de uma forma bastante realista, salientando com dois exemplos opostos que acontecem com regularidade.
Consideramos pertinente falar sobre esta matéria, sendo que como futuros gestores é importante ter a consciência de que o feedback é fundamental para que a motivação e o desempenho dos colaboradores se mantenha, os objetivos possam ser atingidos e, fundamentalmente, as pessoas se sintam felizes com o que fazem.
O Feedback é, de facto, uma “ferramenta” que permite às empresas operar correctamente. É ela que permite aos funcionários saber se estão a agir de maneira correta, e, mais importante, saber que são respeitados e elementos indispensáveis ao bom funcionamento da empresa.
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